Julho 23, 2024

AMAK

Associação Madeirense de Automobilismo e Karting

Dez madeirenses na prova inaugural do Campeonato de Portugal Rotax

O Campeonato de Portugal Rotax (CPRTX) está de volta este fim-de-semana em Portimão, após alguns meses de ausência, para a disputa da 1ª etapa daquela competição, contando com dez pilotos madeirenses para animarem o evento. A Micro Academy será a categoria com maior representação, com quatro pilotos, nomeadamente o Campeão da Madeira desta categoria, Dilan Faria (11), João Félix (8), Thiago Carvalhais (10), Bernardo Sequeira (14). Já na categoria Micro Max, Daniel Ferreira (221) e Afonso Pires (203) defenderão as cores da Região. A Júnior, terá uma única representante, Nicole Ferreira (321), assim como a Max, onde participa, João Dinis (405). O mesmo João Dinis (605) estará também presente na DD2, juntamente com o estreante em provas continentais, Moriano de Canha (626), ao passo que na DD2 Masters estará presente João Dias (757), completando o lote dos representantes da Região.
A prova desenrolar-se-á no sábado e no domingo sendo que no sábado decorrerão das 8:50 às 12:36 os treinos livres para todas as categorias, seguindo-se os treinos cronometrados das 13:38 às 14:38. A partir das 15:22 iniciam-se as Finais 1, com transmissão contínua em direto no Facebook e no Youtube da Federação Portuguesa da Automobilismo e Karting (FPAK) até às 16:53, hora em que termina a última corrida do dia. Já no domingo, a ação começa com o Warm Up, das 8:50 até às 9:42. As Finais 2 iniciam-se às 9:57 e prolongam-se até às 11:47. Após o almoço, retoma a atividade em pista, com as Finais 3, entre as 12:40 e as 14:30. As finais de domingo serão também nas supracitadas redes sociais da FPAK. O pódio, que marca o encerramento do programa, será às 15:00.

Declarações
Dilan Faria: “Será uma estreia no Campeonato de Portugal Rotax e mais que uma aprendizagem, será uma adaptação a nova equipa e ao novo chassis. Vamos dar o nosso melhor e dignificar o karting regional e a nossa Região!”
Thiago Carvalhais: “Nesta segunda experiência no Campeonato Nacional continua cheia de desafios a chuva insiste em nos acompanhar. Mas tenho gostado muito de toda a experiência e da pista. Tenho treinado o possível com o objetivo de me qualificar o melhor possível. Darei o meu melhor sempre.”
Bernardo Sequeira: “Uma nova etapa, uma nova aventura! O Campeonato de Portugal Rotax está a começar, com a primeira prova, numa pista complexa que exige muito trabalho e concentração. Espero que a minha vontade e esforço se reflita no resultado desejado.”

João Félix: “Estamos muito motivados e entusiasmados para esta primeira prova do CPRTX, em especial por ser na pista de Portimão, que é muito gira. Contamos ter uma boa adaptação à pista, e que seja uma prova sem chuva. Os objetivos são, como sempre, alcançar a melhor posição possível e de preferência lutar pelos lugares do pódio, ganhar experiencia e se divertir. Agradeço a todos os nossos patrocinadores por nos permitem que estejamos presentes e à nossa equipa no continente, a Ready to Race.”
Afonso Pires: “Depois do excelente resultado, em que garanti um pódio, na Rotax Cup em Braga, vamos para Portimão com o objetivo de continuar a conhecer diferentes pistas, bem como novos pilotos e aprender estas novas experiências.”
Daniel Ferreira: “Nesta primeira corrida do campeonato Rotax os meus objetivos são dar o meu melhor, como sempre, ganhar experiência de condução, melhorar erros que ainda posso cometer. Espero que a sorte me acompanhe, pois, eu e o meu mecânico trabalharemos em sintonia para que corra tudo bem.”
Nicole Ferreira: “Para esta primeira prova do Campeonato de Portugal Rotax, em Portimão, o meu objetivo é ficar o mais a frente possível, dando sempre o meu melhor, aprendendo cada vez mais, mas também me divertir muito.”
João Dinis: “O objetivo para esta prova é começar o Campeonato de Portugal Rotax da melhor maneira, lutando pela vitória a quer na categoria Sénior Max, quer na DD2 Max, numa pista em que costumo correr bem.”
Moriano de Canha: “Estou muito entusiasmado por participar pela primeira vez no CPRTX, na categoria DD2. O meu objetivo é terminar no Top 5 na categoria DD2 e no Top 10 na geral. Estou confiante no meu talento e determinação para atingir esses objetivos. Mal posso esperar para competir, com o apoio da equipa KZ Karting Racing Team e estou levando a cabo um plano rigoroso de treino físico e mental para conseguir ser bem sucedido neste novo desafio.”
João Dias: “Este ano vou participar mais uma vez no CPRTX, com competição bastante feroz, na minha categoria DD2 Master, onde entre os 9 pilotos da minha categoria espero conseguir terminar regularmente entre os 5 primeiros, ao volante do meu chassis Lando Norris, apoiado pela KZ Karting Racing Team.”

Texto: Press-Release AKM