Julho 23, 2024

AMAK

Associação Madeirense de Automobilismo e Karting

Troféu Regional de DRIFT com estreia marcada em São Vicente dia 11 de junho

Estreia no próximo dia 11 de junho o Troféu Regional de DRIFT AMAK com a realização do DRIFT São Vicente, prova organizada pelo Automobilismo do C. S. Marítimo.

A prova tem início marcado para as 10:00 e termina às 18:00 na Vila de São Vicente com a realização de 3 fases, primeiro os treinos livres, depois qualificações e o momento alto do dia as finais ou batalhas. A competição é abertas a duas categorias a Promoção e Open.

O Drift ou Drifting é uma técnica de condução que consiste em fazer as curvas em derrapagem controlada,
fazendo com que a traseira do carro se solte e percorra a parte exterior da curva, enquanto a parte da frente percorre o interior, com o máximo de ângulo e velocidade possível, controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro andar literalmente de lado.

Numa prova/evento de Drift existem vários parâmetros de avaliação tais como: a Velocidade (de entrada e média), Ângulo de Drift, proximidade aos clipping-points e/ou Drift Zones e aos outros carros (Linha), Espetáculo dado pelo piloto, e que são avaliados por Juízes e/ou telemetria. O ponto alto da prova/evento é a fase final, as designadas batalhas, nas quais os pilotos competem no 1 contra 1 em simultâneo no traçado.

O Troféu terá neste primeiro ano um calendário de 4 provas com estreia marcada para o dia 11 de junho em São Vicente ficando a prova a cargo da organização do Automobilismo do CS Marítimo.

As restantes provas ainda com data a definir serão no Município do Funchal, o evento Sem Tração, que regressa este ano, e a visita ao Município do Porto Santo.

Disponibilizamos todas as informações sobre esta primeira prova: